I&D - Prensas de especialidade

Numa altura em que a Fábrica 4.0 está a descolar, as pequenas e médias empresas procuram aproveitar ao máximo a mecanização das tarefas repetitivas executadas pelos seus empregados. Embora o objectivo de melhorar um processo de fabrico tenha sido durante muito tempo o de aumentar a produtividade, hoje em dia este objectivo já não é suficiente. Surgiu uma "nova" prioridade. Diz respeito ao operador, e mais particularmente à redução da sua carga de trabalho.

Ao longo de toda a linha de produção, as máquinas podem ser adaptadas aos operadores para serem mais ergonómicas e assim limitar os riscos de lesões músculo-esqueléticas. Na EMG, estudamos os seus problemas consigo e adaptamos várias das nossas prensas para proporcionar mais conforto aos seus empregados.

Porquê adaptar uma imprensa?


Especialistas no fabrico de prensas manuais, mecânicas, pneumáticas, hidropneumáticas e de marcação, os nossos clientes pedem-nos regularmente que adaptemos as nossas máquinas a fim de proporcionar maior conforto aos seus empregados que executam tarefas repetitivas manualmente.

No fabrico de peças produzidas em massa, a postura do operador é essencial para o seu conforto e para limitar as perturbações músculo-esqueléticas. É também uma questão de segurança dos operadores e da qualidade das tarefas executadas.  Com isto em mente, estamos a fazer várias modificações aos nossos modelos de prensas padrão para os tornar mais ergonómicos.

Um posto de trabalho mais ergonómico permite também uma maior precisão e regularidade de movimentos. Estes movimentos adaptados, precisos e regulares conduzem naturalmente a um aumento da produtividade. Assim, a adaptação de uma máquina ao posto de trabalho dos seus empregados torna-se uma operação "win/win".

 

Que tipos de máquinas podem ser modificadas?

 

A mecanização é possível em muitas áreas da indústria para a maioria das máquinas. Propomo-nos a fazer as modificações necessárias às especificidades da sua actividade para as nossas prensas manuais de cremalheira e rotativas e também para as nossas prensas pneumáticas.

De acordo com as suas especificações, estudaremos as modificações a fazer nas nossas prensas, que têm poderes que vão desde :

 

  • entre 200 e 5000 kg para estantes manuais e prensas de pinhão,
  • entre 500 e 2000 kg para prensas manuais de comutação,
  • entre 360 e 6000 kg para prensas pneumáticas.

 

Que partes da máquina podem ser modificadas?


Na maioria dos casos, a espinha dorsal da imprensa permanece a mesma e iremos trabalhar na sua concepção para a adaptar a um determinado sector de actividade.

 

História de sucesso de uma imprensa adaptada ao trabalho específico dos relojoeiros

 

 

 

Os grandes nomes da indústria relojoeira suíça confiam em nós há décadas. Desenvolvemos uma gama de prensas mecânicas adaptadas às suas necessidades. Fabricantes de precisão que confiam em nós: Rolex, Blancpain, Bovet, Bulgari, Swatchgroup, ETA... e todos os grandes nomes da relojoaria suíça.

Exemplos de modificações que podemos fazer:

 

  • Adição de uma mola de compressão na corrediça para minimizar o jogo mecânico e assim aumentar a precisão e repetibilidade do ciclo
  • Protecção do operador por cortinas de luz, que podem ser levantadas automaticamente com as grelhas laterais, permitindo que o setter tenha um espaço completamente livre para a instalação e ajuste das ferramentas
  • Adição de uma tampa de madeira adaptada à ergonomia do posto de trabalho, com uma altura definida pelo cliente, permitindo a colocação das estantes de peças
  • Modificação da mesa de trabalho com apenas duas ranhuras em T para fixação de ferramentas, facilitando a limpeza da estação de trabalho
  • Instalação de um sistema de iluminação de tubo de néon LED, ajustável em altura, assegurando uma boa visão da ferramenta ao montar a peça
  • Realização de uma armação com lados rectos, integrando no interior de todos os componentes da prensa para facilitar a limpeza (armário eléctrico, unidade de tratamento de ar, unidade de lubrificação...)
  • Interface homem-máquina com um ecrã táctil que permite um controlo fácil e configurável da prensa
  • E em alguns casos, adição de uma tomada USB para carregar um telefone ou acessório
  • ....


A imprensa relojoeira, dedicada a um mercado, continua a ser "personalizada" para cada cliente, a fim de satisfazer exigências específicas.

Graças à sua perícia, à sua vontade de se adaptar às necessidades de um mercado, EMG será capaz de fornecer a solução que satisfaça as exigências da sua produção.