Prensas especiais de produção

A produção de peças complexas em série passa por várias fases e requer uma linha de produção cujas máquinas são especificamente adaptadas a cada processo. As numerosas modificações possíveis das prensas satisfazem critérios precisos e cumprem as especificações que nos foram dadas pelos nossos clientes.

Prensas especiais integradas em linhas de produção


As nossas prensas mecânicas padrão podem ser modificadas para satisfazer os requisitos das especificações dos nossos clientes. Para que as nossas prensas sejam integradas em linhas de produção completas, temos em conta duas famílias de critérios, a saber :

 

  • As cacterísticas dimensionais e o desempenho produtivo da imprensa,
  • A integração da prensa na linha de produção, uma linha controlada por uma interface homem-máquina assegurando o bom funcionamento de toda a linha de produção.


No caso de uma prensa para uma linha de produção, os nossos clientes são geralmente fabricantes de máquinas globais que integram todas as tecnologias necessárias para o fabrico da peça, desde o fornecimento de matérias-primas até à produção de um produto acabado.

 

 

Funções e capacidades específicas para prensas eficientes

 

Quando olhamos para uma especificação, geralmente de um departamento de I&D, determinamos quais as partes padrão das nossas máquinas que são adequadas e quais as outras funções e capacidades que precisam de ser adaptadas.

 

Isto permite-nos modificar :

 

  • Funções de controlo,
  • Des fonctions de contrôles,
  • Des fonctions de cadences.


Também podemos alterar as especificidades relativas à interface utilizada, à capacidade de produção e também aos elementos de segurança.

 

Feito à medida para uma necessidade específica

 

O nosso objetivo é responder ponto a ponto às especificações que nos são enviadas pelo nosso cliente. Também nos permite intervir a montante sobre as feasibilidades durante o desenho. Nesta fase, as perguntas focam-se muitas vezes no desempenho da imprensa.


Podemos, por exemplo, mas sem sermos exaustivos, modificar os seguintes elementos: 

  • O golpe,
  • O intervalo de ajuste,
  • Número de ciclos por minuto,
  • As características do virabrequim, da embraiagem, do carneiro, dos cilindros,
  • Sistema de lubrificação,
  • Adaptabilidade ao IHM,
  • Ergonomia,
  • Tinta e acabamento,
  • etc.

 

Também é possível acrescentar elementos como parênteses para a integração de acessórios.

Entrevista por Stéphane LONG pela revista TÔLERIE MAGAZINE - Fevereiro 2022 


Aqui estão alguns extractos das intervenções do CEO da LONG SAS, publicadas no coração de um ficheiro muito completo realizado por este apoio sobre o tema dos fabricantes de imprensa.
 

Estruturar as especificações para definir uma prensa de produção

É essencial não perder um ponto crítico: para além do tipo de prensa escolhida, a sua potência, velocidade, precisão, repetibilidade, dimensões da ferramenta, taxas, etc. "É também importante definir as facilidades de ajuste desejadas durante as mudanças em série, em termos de posição da ferramenta, cursos, paragens, sistema anti-retorno, alimentação automática, etc., mas também os modos de funcionamento ou velocidade de movimento". 
 

As pessoas no centro do processo

"A ergonomia e a segurança do posto de trabalho são também elementos fundamentais a ter em conta, pois são os que melhor preservarão a integridade física tanto do instalador como do operador... A segurança do pessoal que utiliza os meios de produção, o preço de custo das peças produzidas e a fiabilidade e reactividade do fabricante na resposta aos pedidos parecem-me ser de primordial importância na escolha". 
 

Planear uma reserva de energia para se adaptar aos mercados emergentes

É uma questão de antecipar novos materiais, diferentes tamanhos de peças... "A grande maioria das prensas que entregamos estão sujeitas a uma personalização cada vez mais avançada e sofisticada... somos abordados por empresas estabelecidas, mas também por start-ups que desejam posicionar-se em novas peças e desenvolver a sua maquinaria".
 

Fábrica do futuro: rede de prensas 

"A automatização dos processos de produção deve ser tida em conta assim que as especificações forem elaboradas, sendo a decisão mínima uma predisposição para futuros esforços de automatização...., deslocamento, posição, distância, calor, etc." . Com efeito, a gestão dos dados de produção destinados à digitalização da fábrica traz consigo a sua quota-parte de parâmetros a integrar, quer para o controlo contínuo das peças produzidas, quer para a implementação de manutenção preventiva.

 

Publicado com a gentil permissão da revista TÔLERIE MAGAZINE
Os assinantes deste meio podem aceder ao artigo completo artigo completo

Presse spéciale intégrée dans une ligne de production
 

Integração de uma prensa de 80t com um alimentador a montante, 2 manipuladores robotizados (EPSON) na saída, e uma prensa de injecção de plástico com um robot.